Expediente - IV Seminário 2017

Tema do evento: Produtos educacionais

Coordenadoras: Profa. Dra. Vivianne Fleury de Faria
                           Profa. Dra. Célia Sebastiana Silva

Local: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Data de realização: 25 de agosto de 2017 (das 13h às18h)

26 de agosto de 2017 (das 08 às 11:45h)

COMISSÃO EDITORIAL

Dra. Alessandra Carrijo

Dra. Célia Sebastiana Silva

Dra. Maria de Fátima Cruvinel

Dra. Vivianne Fleury de Faria

Periodicidade da publicação: anual

Idioma dos artigos: Português

Público alvo

Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do CEPAE-UFG, alunos da Educação Básica do CEPAE e ouvintes que tenham interesse nos temas em discussão (alunos especiais, estudantes, professores e outras pessoas interessadas na temática e na seleção do programa).

Resumo

Este seminário é uma atividade de extensão que busca promover a socialização, discussão e divulgação dos projetos de pesquisa dos mestrandos do programa e dos produtos educacionais desenvolvidos durante as pesquisas. Este evento é aberto à participação de quaisquer profissionais interessados na temática do Ensino na Educação Básica. É, também, uma atividade curricular complementar que visa contribuir com a elaboração dos trabalhos de dissertação em andamento.

Justificativa
O Seminário do PPGEEB/CEPAE/UFG possibilita o aprimoramento e a qualificação dos mestrandos, à medida que estes possam vislumbrar resultados para as suas dissertações. Esse momento é importante para fortalecer suas pesquisas e colocar em evidência, ainda que parcialmente, o andamento de seus trabalhos em Ensino na Educação Básica. Além disso, esses resultados promovem uma articulação com os processos de ensino-aprendizagem dos profissionais das Redes de Ensino da Região Centro-Oeste e de outras regiões. Esses trabalhos, desenvolvidos no Ensino Básico, favorecem a relação ensino e prática em sala de aula.

Além disso, o Seminário promove a discussão sobre o Ensino na Educação Básica e visa divulgar o programa e os trabalhos para a comunidade interessada.Essas discussões apresentadas durante o evento ativam o ambiente acadêmico, no sentido de promover o debate de ideias e a divulgação dos saberes em movimento. Para os alunos e docentes do Programa, este Seminário constitui-se um fecundo momento de integração. Para os que desejam ingressar num curso de pós-graduação, este evento pode iluminar novos objetos de pesquisa, ou mesmo práticas de ensino desenvolvidas por um professor ou outro profissional atuante na escola que, por falta de provocação, ainda não tiveram a chance de se converter em objeto de investigação científica.

Objetivos
- Socializar, discutir e divulgar o projeto de pesquisa dos mestrandos da turma 2016 e contribuir com propostas para a sua concretização;

- Promover debates, com a presença de professores, alunos e respectivos orientadores, a respeito dos encaminhamentos das pesquisas com a finalidade de fornecer contribuições à elaboração dos trabalhos;

- Integrar os alunos da turma de 2017 às atividades de pós-graduação.
- Cumprir o desenvolvimento de atividades que complementam o ensino em nível de pós-graduação.

- Apresentar produtos educacionais desenvolvidos no PPGEEB/CEPAE/UFG.

Metodologia
Apresentação oral de projetos de pesquisa dos mestrandos (turma de 2016) e discussão coordenada pelos professores do programa. Esses trabalhos serão publicados nos anais do IV Seminário da PPGEEB/CEPAE/UFG e na página eletrônica do programa.

Haverá duas modalidades de inscrição ao evento: “Inscrição como Participante/Ouvinte” e “Inscrição com Apresentação de Trabalho”.

Todos os alunos das turmas de 2016 e 2017 devem se inscrever no evento. Os da turma de 2017devem se inscrever na Modalidade “Inscrição como Participante/Ouvinte”. E os alunos da turma de 2016 devem se inscrever na modalidade “Inscrição com Apresentação de Trabalho”.

Alunos de turmas anteriores (que já defenderam as suas dissertações ou estão por defender) poderão apresentar oficinas em que divulguem os seus produtos educacionais. Esses alunos devem se inscrever na modalidade “Inscrição com Apresentação de Trabalho

O evento também está aberto para interessados, externos ao Programa (alunos especiais, alunos de outros Programas, pessoas interessadas não vinculadas ao PPGEEB/CEPAE/UFG, entre outras). Esses participantes devem se inscrever também na modalidade“Inscrição como Participante/Ouvinte”.

Endereço:

Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB)

Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE)

Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus II

Avenida Esperança, s/n