III Seminário de Dissertações do Mestrado em Ensino na Educação Básica - PPGEEB/CEPAE/UFG - 2016

Apresentação

“O dizer de um precisa ser acionado pelo dizer do outro e do acoplamento (linguagem espacial em curso) dos dizeres surge novo dizer, que é o anterior e é outro”, assim diz Carlos Drummond de Andrade em uma de suas reflexões sobre o discurso. Em sua terceira edição, o Seminário de Dissertações do Mestrado em Ensino na Educação Básica (PPGEEB-CEPAE/UFG), mais uma vez, cumpre o seu objetivo principal que é o de, acoplando os diferentes dizeres dos mestrandos que aqui apresentam os alinhavos de seus trabalhos, materializados no gênero resumo expandido, constituir-se de um momento significativo academicamente para se proceder à socialização e divulgação das pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica e, dessa forma, criar um novo e outro dizer sobre a educação, o ensino, a escola.

Embora multidisciplinares essas pesquisas, o que poderia insinuar temas por demais díspares a serem discutidos, a ênfase em ensino na Educação Básica permite a convergência necessária para tornarem mais fomentados os debates, que trazem à cena discussões caras, sobretudo à Educação pública brasileira, num contexto de encurtamento de direitos fundamentais, como a questão da identidade na escola, a inclusão escolar, o letramento, a mediação docente.

Se nos anais do II Seminário, em 2015, realçou-se a premência dos assuntos abordados num país cujo lema era “Pátria educadora”, a conjuntura atual é a de um país que estuda redução drástica de gastos com a educação. Isso somente dá mais realce à necessidade de que estas pesquisas sejam socializadas, debatidas, divulgadas, ditas, contraditas e tomem forma e consistência para apontar caminhos mais alentadores.

Cabe, enfim, reiterar que, no âmbito da pesquisa, talvez o momento mais rico e profícuo seja o da comunhão das descobertas, do acionamento dos vários dizeres que, efetivamente, permite a socialização das pesquisas em sua amplitude.

De forma especial, fica o agradecimento a todos os docentes e alunos do PPGEEB do CEPAE que colaboraram significativamente para a realização deste III Seminário de dissertações.

Referência

ANDRADE, C. D. Os dias lindos. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 169.

COORDENAÇÃO

Dr. Elson Rodrigues Olanda

Dra. Vivianne Fleury de Faria

COMISSÃO EDITORIAL

Dra. Alessandra Carrijo

Dra. Célia Sebastiana Silva

Dra. Deise Nanci de Castro Mesquita

Dra. Maria de Fátima Cruvinel

Periodicidade da publicação: anual

Idioma dos artigos: Português

Normas para publicação: Clique aqui

Como citar:

Anais III Seminário de Dissertações do Mestrado em Ensino na Educação Básica – PPGEEB/CEPAE/UFG. Goiânia: UFG, 2016. 118p.

ISSN: 2527-2284

Download: Anais III SEMINÁRIO DO MESTRADO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 2016 (CLIQUE AQUI)

Endereço:

Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB)

Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE)

Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus II

Avenida Esperança, s/n