I Seminário de Dissertações do Mestrado em Ensino na Educação Básica - PPGEEB/CEPAE/UFG - 2014

Apresentação

Foi com grande entusiasmo e muita satisfação que organizamos o I Seminário de Dissertações do Mestrado em Ensino na Educação Básica (PGEEB/CEPAE/UFG). Este é mais um dos frutos gerados por um anseio antigo e profícuo, o de ratificar a vocação do Cepae para as atividades de pesquisas voltadas para os contextos escolares, com foco na educação básica – uma meta que, por mais que se busque e atinja, sempre ainda está por concretizar. Cremos, de fato, que cabe a nós educadores a construção de um caminho melhor e mais justo para a educação no Brasil e este caminho começa no compartilhamento de experiências, passa pela pesquisa dos grandes autores e, esperamos, chega a uma escola pública de qualidade, digna de nossas crianças e nossos adolescentes e jovens. Sabemos, é certo, que o desafio é grande, que não existem fórmulas – se algum dia existiram – para um aprendizado eficiente. O que existem são docentes comprometidos com seu objeto de amor, dedicação e compromisso, dispostos a experimentar novas abordagens e concepções.

Nesta primeira edição do Seminário, os mestrandos apresentaram – e colocaram em debate - para os professores e colegas o que prepararam nestes meses de estudo e pesquisa. A dedicação e originalidade de cada um agora despontaram. Em comum, as pesquisas são fundamentadas numa práxis na escola pública. Ela é o campo de atuação destes profissionais e também o centro da questão de seus trabalhos. Para nós, este é um objetivo que se alcançou. Se o Cepae surgiu como uma unidade voltada para o ensino e a pesquisa, o Mestrado em Ensino na Educação Básica do CEPAE/UFG veio para contribuir no preenchimento de uma lacuna aparentemente intransponível entre a academia, onde se formam professores e pesquisadores, e a escola pública, onde tais profissionais devem atuar. Cremos que o distanciamento entre a práxis e a teoria deve ser diminuído e, ao que tudo indica, este espaço vem sendo remediado a cada dia, com o trabalho dos educadores realmente comprometidos com a mudança social. É como diz Paulo Freire (2001), nunca obsoleto, sempre definitivo: “A teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade”.

Neste sentido, os trabalhos apresentados têm a experiência docente em comum. Alguns se fundamentam na formação continuada de professores, buscando indicar os efeitos benéficos para a escola do processo de estudo e pesquisa. Outros debatem sobre a transdisciplinaridade, uma concepção da educação como um fenômeno integrador. Há os trabalhos que questionam os modos pelos quais são inseridos – ou não – tanto as minorias étnico-raciais na escola quanto os alunos especiais e deficientes. A formação do leitor, uma vez que a leitura é instrumento de inserção e atuação no mundo, é tema de alguns trabalhos. A partir deste pressuposto, alguns gêneros são tocados, como a poesia, a carta, os quadrinhos. Ainda entra nesse debate a mediação do professor no processo de produção e refacção de textos escritos. Finalmente, o uso de novas tecnologias não poderia faltar neste rol de trabalhos cujo foco é a busca por um lugar para a escola em um contexto do mundo atual localizada historicamente.

São trabalhos que trazem objetos de pesquisa que estão na ‘ordem do dia’ e continuam requerendo de nós, educadores, um olhar investigativo a fim de provocar e promover mudanças cada vez mais eficazes das práticas sociais e pedagógicas, reafirmando o compromisso social e político da universidade com o ensino básico.

Luzia Rodrigues

Vivianne Fleury

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

COORDENAÇÃO

Dra. Eunice Isaias da Silva

Mestrando Orozimbo Cordeiro Júnior

VICE- COORDENAÇÃO

Dra.Luzia Rodrigues da Silva

COMISSÃO EDITORIAL

Dra. Alesandra da Silva Carrijo

Dra. Deise Nanci de Castro Mesquita

Dra. Luzia Rodrigues da Silva

Dra. Maria Alice de Sousa Carvalho

Dra. Rusvênia Luiza Batista Rodrigues da Silva

Dra. Vivianne Fleury de Faria

Periodicidade da publicação: anual

Normas para publicação: Clique aqui

Idioma dos artigos: Português

Como citar:

Anais I Seminário de Dissertações do Mestrado em Ensino na Educação Básica – PPGEEB/CEPAE/UFG. Goiânia: UFG, 2014. 136p.

Download:  Anais do I SEMINÁRIO DO MESTRADO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 2014

Endereço:

Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB)Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE)Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus IIAvenida Esperança, s/n
Bairro: Campus Universitário
Localidade/UF: Goiânia/GO